Notícias


ATENÇÃO: LISTA DE ALUNOS INDICADOS PARA OBM PELA ORM-IF SUL:

Classificados

Nível 1

Gabriel Pegoraro Vieira Esc. São Francisco de Assis
Alexandre de Souza Colégio Gonzaga
Otávio Corrêa Colégio Gonzaga

Suplentes:
Luisa Carvalho Bohm Colégio Sinodal Alfredo Simon
José Otávio Ribeiro Brum Colégio Sinodal Alfredo Simon
Lucas Blank Penning Colégio Sinodal Alfredo Simon

Classificados 

Nível 2

Leonardo Vellar Auge Colégio Gonzaga
Camile Rosin de Sousa Colégio Gonzaga
Guilherme Seyffert Ross Esc. João da Silva

Suplentes

Ediléia Souza Bohn EMEF Prof. José Veridiano Ferreira
Junior Vinicius Prediger EMEF Presidente João Goulart
Patryc Escobar Machado EMEF Dr. Fernando

Classificados 

Nível 3

Luiz Eduardo Richardt de Azevedo IF Sul Campus Pelotas
Matheus da Costa Schwantz IF Sul Campus Pelotas
Vitor Dias Furtado IFRS Campus Rio Grande

Suplentes
Daniel de Oliveira Mariano Silva IFRS Campus Rio Grande
Nicole Lemons de Vasconcelos IF Sul Campus Pelotas
Marina Zanotta Rocha IFRS Campus Rio Grande

As provas da OBM devem ser dia 18 e 19 de novembro em Porto Alegre ou Pelotas (a definir). A OBM é competição cientifica mais difícil do Brasil. Parabéns!!

As medalhas estão chegando, aguardem;


  • Aviso: AS MEDALHAS SERÃO ENVIADAS PELO CORREIO PARA AS ESCOLAS E MAIS ADIANTE ENVIAREMOS CONVITES PARA UMA CERIMONIA DE PREMIAÇÃO NO IF SUL, PARA ALUNOS QUE PODEM VIR ATÉ PELOTAS. AINDA ESTAMOS AGUARDANDO O NUMERO DE VAGAS DESTINADA PARA OBM PELA OLIMPÍADA REGIONAL. 


RESULTADO FINAL PUBLICADO. PARABÉNS A TODOS!!


ESTAMOS AGUARDANDO AINDA O NÚMERO DE VAGAS DE ALUNOS CLASSIFICADOS PARA FASE FINAL DA OBM.


Veja a matéria no site do IF Sul.

https://www.pelotas.ifsul.edu.br/noticias/provas-da-2a-fase-ocorrerao-no-dia-4-de-agosto


RESULTADO DA  1ª FASE PUBLICADO (Veja em resultados).


Escolas partcipantes em 2017:

Olimpíadas Regionais apoiadas pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) em 2017. Resultado do edital:

https://www.obm.org.br/resultado-do-edital-de-apoio-olimpiadas-regionais-2017/


Para saber quem é o professor Lino de Jesus Soares

Matéria no site da UCPEL

https://www.ucpel.edu.br/portal/?secao=noticias&id=7840



Nosso objetivo: Aumentar a participação de estudantes do ensino básico em competições cientificas.

IF Sul Campus Pelotas

História

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense tem sua origem no hoje campus Pelotas, considerada Instituição de educação profissional pioneira e modelo de excelência em todo o Estado.

Em 1917, o prédio abrigava a Escola de Artes e Officios, que em 1930 passa a ser a Escola Technico-Profissional - instituída pelo município para viabilizar seu funcionamento.

A Escola Técnica de Pelotas (ETP), em 1942, é criada pelo Presidente Getúlio Dorneles Vargas, mediante gestões e ações de Luiz Simões Lopes. É inaugurada em 1943 e tem o início de suas atividades letivas em 1945.

O primeiro curso técnico da ETP foi o curso de Construção de Máquinas e Motores, do qual é originário o atual curso de Mecânica Industrial. Ele foi implantado em 1953 graças à mobilização dos alunos e ao apoio do influente político pelotense Ary Rodrigues Alcântara, paraninfo da primeira turma de formandos.

No ano de 1959, a Escola Técnica de Pelotas passa a autarquia Federal, e em 1965 passa a se denominar Escola Técnica Federal de Pelotas (ETFPEL).

Em 1994, o Ministro da Educação encaminhou ao Congresso Nacional a proposta de um Sistema Nacional de Educação Tecnológica e de transformação das Escolas Técnicas Federais em Centros Federais de Educação Tecnológica. Em dezembro desse mesmo ano, foi editada a Lei que previu a transformação Institucional de todas as Escolas Técnicas da Rede Federal em CEFETs, exigindo processo individualizado para implantação gradativa de cada Centro, segundo critérios fixados pelo Poder Público.

Também em 1994, foi reconhecida a regularidade de estudos do Curso Técnico de Desenho Industrial. Nesta época, a Escola oferecia oito Cursos Técnicos Integrados de Nível Médio: Mecânica, Eletrotécnica, Eletrônica, Edificações, Telecomunicações, Eletromecânica, Química e Desenho Industrial.

A transformação da ETFPEL em Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas - CEFET-RS ocorreu em 1999, o que possibilitou, além da oferta dos Cursos Técnicos de Nível Médio, oferta de Cursos Superiores e de Pós-graduação, incentivando ainda mais a pesquisa, a elaboração de projetos e convênios, com foco nos avanços tecnológicos.

Posteriormente passou a fazer parte doInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense(IFSul), integrante da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, criado a partir do CEFET-RS, mediante Lei n°11.892, de 29 de dezembro de 2008.

Hoje o IFSul, cuja sede administrativa está localizada em Pelotas/RS, é formado por doze campi: Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça, Sapucaia do Sul, Charqueadas, Passo Fundo, Bagé, Camaquã, Venâncio Aires, Santana do Livramento Sapiranga (em implantação), Lajeado (em implantação) e Gravataí (em implantação).

O Instituto Federal, caracterizado pela verticalização do ensino, oferta educação profissional e tecnológica em diferentes níveis e modalidades de ensino, assim como articula a educação superior, básica e tecnológica.

Neste campus, estão em funcionamento quinze Cursos Técnicos de Nível Médio, cinco Cursos Superiores de Tecnologia e uma Engenharia, além de Cursos de Pós-graduação, Formação Pedagógica e Educação a Distância.

Esta unidade do Instituto Federal Sul-rio-grandense vem atendendo uma média de 4000 alunos por ano, orientando, formando e colocando no mundo do trabalho, jovens aptos a iniciarem uma carreira promissora, com competência, atitude e profissionalismo.

O campus Pelotas tem área própria de 40.440m², sendo 48.240m² construídos, em três pavimentos. A unidade tem 55 salas de aula, 120 laboratórios específicos e 41 oficinas, somando quase 15.000m² de área para o ensino profissional. Para a prática de esportes dispõe de um ginásio coberto, quadras e pista de atletismo com 7.000m² e, ainda biblioteca, auditório denominado Enilda Feistauer e mais cinco miniauditórios.  

A Zona Sul do Estado do Rio Grande do Sul

A Zona Sul conta com 23 municípios associados pela  associação Azonasul. Veja o site: https://www.azonasul.org.br/Municipios


MUNICÍPIOS INTEGRANTES :

  • Aceguá
  • Arroio Grande
  • Amaral Ferrador
  • Arroio do Padre
  • Candiota
  • Canguçu
  • Capão do Leão
  • Cerrito
  • Chuí
  • Herval
  • Jaguarão
  • Morro Redondo
  • Pedro Osório
  • Pedras Altas
  • Pelotas
  • Pinheiro Machado
  • Piratini
  • Rio Grande
  • Santana da Boa Vista
  • Santa Vitória do Palmar
  • São José do Norte
  • São Lourenço do Sul
  • Turuçu.

Todas Escolas dos municipios acima podem participar da ORMIFSul-Pel

Apoio:
Olimpíada Brasileira de Matemática

Site:

 https://www.obm.org.br/


A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática e aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir da 5ª série), Médio e Universitário das escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

Em torno desta competição, a Sociedade Brasileira de Matemática, em estreita cooperação com o IMPA, elaborou um projeto que visa empregar competições matemáticas como veículos para a melhoria do ensino de Matemática no país, além de contribuir para a descoberta precoce de talentos para as Ciências em geral.

Algumas das ações estabelecidas no projeto, que recebeu apoio do CNPq, são:

  • Ampliação da Comissão de Olimpíadas da SBM, com o estabelecimento de uma Secretaria, localizada no IMPA, para centralizar os trabalhos de divulgação e coordenação das atividades olímpicas e para apoiar os coordenadores regionais
  • Criação da revista Eureka!, contendo informações e material de preparação para Olimpíadas.
  • Estabelecimento de um canal de comunicação constante com os estudantes e as escolas, através da revista Eureka!, deste site da Internet e de um cartaz, a ser enviado a todas as escolas cadastradas.

Níveis da Olimpíada Brasileira de Matemática


A Olimpíada Brasileira de Matemática é realizada em quatro níveis.

  • Nível 1 - para alunos matriculados no 6o. ou 7o. anos do ensino fundamental quando da realização da primeira fase da OBM.
  • Nível 2 - para alunos matriculados no 8o. ou 9o. anos do ensino fundamental quando da realização da primeira fase da OBM.
  • Nível 3 - para alunos matriculados em qualquer série do ensino médio quando da realização da primeira fase da OBM ou que, tendo concluído o ensino médio menos de um ano antes, não tenham ingressado em curso de nível superior até a data da realização da primeira fase da OBM.
  • Nível Universitário - para alunos que ainda não tenham concluido o curso superior (normalmente estudantes universitários em nível de graduação, podendo ser estudantes de qualquer curso e qualquer período).
ORMIFSul-Pel - Praça 20 de Setembro, 455 Pelotas-RS
Todos os direitos reservados 2017
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora